Sunday, August 20, 2006

Um olhar sobre as práticas educativas e o P.D.E.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT
Campus XX Brumado – Bahia Semestre: VII
Disciplina: Política Educacional
Professora: Patrícia Magris
Alunos: Emerson Tadeu Cotrim Assunção

Um olhar sobre as práticas educativas e o P.D.E.
Passando todo esse tempo por discussões acerca da Escola e dos elementos que compõem o ambiente do saber, seria impossível relevar apenas um ponto em detrimento dos outros. Uma vez que todos foram de igual importância na desmistificação e na abertura de novas visões sobre tudo o que é pertinente nos aspectos legais e sociais da Escola.
Porém nesse pequeno texto, será feito uma análise sobre a crítica do P.D.E (Plano de Desenvolvimento da Escola) e as suas formas de atuação: As metas e Ações, bem como a sua influência nas práticas educativas.
Partindo do pressuposto de que o Plano de Desenvolvimento da Escola (P.D.E) é um documento que visa transformar a realidade da unidade escolar e entendendo-o também como processo intencional de busca da solução dos problemas relacionados ao desempenho da Unidade Escolar. Fez-se uma série de questionamentos sobre as suas práticas e até que ponto essas práticas puderam chegar, foi feito também uma leitura sistêmica desse documento, onde foi possível elucidar metas e desafios a serem encontrados no ambiente escolar.
Tendo a ciência que todas as Escolas possuem suas especificidades, seu limites e anseios foi se suma importância a elaboração e sistematização do P.D.E, pois com ele é possível adquirir uma educação de qualidade. As discussões em sala de aula acerca deste documento, sob a orientação da Professora Patrícia Magris, foram bastante proveitosas, uma vez que a sala é composta por 90% de professores e esses esclarecimentos chegaram, realmente, a quem necessitava tê-los.
Foi unânime uma característica nas Escolas que tiveram os seus P.D.E’s analisados: combater a evasão e a repetência e elevar o nível de aprovação. Ou seja, há uma crescente preocupação em estabelecer metas a serem seguidas e desejos a serem alcançados.
Assim sendo, fica claro o quão importante foi a realização dos esclarecimentos acerca do P.D.E, pois através de iniciativas como essa, a educação parece tomar novos rumos e alçar novos objetivos para a melhoria do ensino. As metas e ações contidas em cada P.D.E são o retrato fiel de cada escola, com todos as suas limitações e seus anseios, por tudo isso, acredita-se que o P.D.E tem a missão de aceitar, trabalhar e acima de tudo respeitar a diversidade de cada escola.Se possível fosse, sintetizar em uma única palavra a importância da discussão do P.D.E e as suas formas de atuação nas Escolas, essa seria: Compromisso. Cada discussão, cada apresentação, cada esclarecimento foi uma semente plantada na cabeça desses professores que “irão sair por aquela porta”, o que resta agora é apenas regar essa semente e torcer para que ela cresça e frutifique. Parafraseando o compositor Gonzaguinha: “Nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será...”.

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