Saturday, August 19, 2006

Avalliação de Cleonice da Silva Coutinho

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XX – BRUMADO – BAHIA.
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL
PROFESSORA: PATRICIA MAGRIS
ALUNA: CLEONICE DA SILVA COUTINHO
TURNO: NOTURNO
VII SEMESTRE



O sistema político educacional, ao longo do tempo, reproduziu os procedimentos necessários para organização do trabalho e da vida, ficando a escola responsável para essa reprodução. Assim discutir sobre as políticas educacionais é fundamental para formação de uma sociedade mais justa e igualitária, pois é sabido por todos que a educação é um instrumento essencial para melhoria da sociedade.
Sabemos que o sistema escolar cumpre uma função social, assim a relação entre sociedade e sistema escolar é muito próxima e essencial. Cabe a este sistema buscar meios que contribua na melhoria da vida do homem nos seus aspectos econômicos, sociais, pessoais, etc. Mas o que vemos é uma realidade oposta a esta, o sistema escolar de certo modo acaba reforçando as desigualdades sociais existentes, pois possui um sistema ideológico baseado na classe social dominante, deste modo à escola foi criada para atender as necessidades dos que se encontram no poder, restando aos demais o fracasso dentro desse sistema. Portanto a elite sempre esteve e vem mantendo-se poder, através do mecanismo de inculcação ideológica. Este artifício visa que cada um se conforme com seu lugar na sociedade, pelo reconhecimento de sua desvalia.
O artigo 2ª da LDB (lei de Diretrizes e Bases) declara: “a educação dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Notamos que o que está previsto em lei nem sempre corresponde à verdade, pois sabemos que nossos alunos não saem do sistema escolar com habilidades profissionais que corresponde à expectativa do mercado de trabalho, muitos não têm condições de competir com os profissionais advindos de instituições particulares, assim suas aspirações de uma vida mais digna fica apenas no imaginário.
O poder que tem o professor de refletir criticamente sobre a realidade, juntamente com seus alunos, pode contribuir para composição de sujeitos capazes de transformar as realidades sociais, econômicas e políticas da sociedade brasileira. Essa transformação só ocorrerá se o educador no seu cotidiano em sala de aula centrar sua ação e atenção para a vida, considerando a cultura de seu alunado, sua identidade, suas diferenças, suas limitações, seu modo de vida e não no sistema competitivo que nos é imposto pelo sistema educacional, onde só os “bons” conseguem de um certo modo avançar.
Paulo freire afirma que a educação crítica considera os homens como seres inacabados, incompletos em uma realidade igualmente inacabada, levando em conta essa afirmação nós educadores temos que reavaliar nossa pratica, perceber que a aprendizagem é um processo permanentemente evolutivo.
O professor deve a todo tempo indagar sobre o sentido que ele tem dado ato de aprender, se essa ação tem tido sentido para seus alunos e para si próprio, se as horas que se passa em sala de aula são prazerosos e produtivos, mas para tal é preciso antes de tudo ser educador, pois só estes se importam verdadeiramente com uma educação transformadora, com uma educação que faça sentido para a vida, como diz Rubem Alves “Professores, há aos milhares, mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão, é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança”, dentro dessa perspectiva aquele que se propõem a trabalhar com educação deve ser um educador, ou seja, gerenciado por ideais, e não professor, gerenciado pelo estado.
A educação, a escola e o ensino são grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar, executar a avaliar a sua ação educativa para construir o seu bem viver.

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