Monday, August 21, 2006

Avaliação de Katianne Cotinguiba Souza

Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – DCHT
Campus XX Brumado – BA Semestre VII
Curso – Letras Vernáculas
Disciplina – Orientação de Trabalho de Final de Curso
Professora – Patrícia Magris
Alunas – Katianne Cotinguiba.Souza

Gestão da Escola

A gestão é essencial em toda escola, pois esta precisa de uma direção para desenvolver um bom trabalho, mas depende da participação de todo grupo escolar para ser realizado e o trabalho dessa gestão exige planejamento, organização, direção coordenação e controle. Porém, atualmente além de todos essas atividades estão contando também com um entendimento de filosofia e política.
Há algumas formas de administração, principalmente a escolar, conta com um grupo de apoio para tomar as decisões e chegar a um consenso. Gestão é também um conceito mais amplo do que administração, pois conduz de forma mais empreendedora um trabalho a ser realizado.
Existem algumas formas de gestão: a administração que tem como ponto de partida alcançar os objetivos; a co-gestão que se baseia na participação, o administrador conta com o apoio dos companheiros para tomar as decisões; a autogestão que conta com todo o grupo para tomar as decisões, nessa autogestão é o grupo todo que resolve e responde pelas decisões.
A escola tem objetivos para serem realizados e quem se dispuser a trabalhar em uma escola deverá conhecer e cumprir os objetivos propostos por ela. Segundo José Augusto Dias (p.270) o que é relevante ao diretor da escola é que se cumpra um objetivo proposto para toda comunidade escolar.
Além de tudo a escola tem uma estrutura que consiste em seguir uma organização que conta com a influência do diretor. Existem ainda diversas áreas na estrutura escolar como: o corpo discente, cuja função e objetivos é voltada para ele; a programação que consta de uma preparação dos objetivos a serem alcançados e propostos pela escola nessa área entra o Projeto Político Pedagógico que está o porque dos trabalhos escolares; o pessoal escolar que deve se organizar em torno dos mesmos objetivos que é obter uma escola de qualidade; e recursos materiais que está ligada às instalações físicas, prédio, mobília, equipamento, eles são usados na programação e deve ser utilizado ainda com uma certa competência e um certo entendimento pelos professores e técnicos escolares.
Enfim para se concretizar uma boa gestão administrativa na escola se faz necessário uma equipe que faça uma programação para escola com um pensamento voltado para o corpo discente e para toda escolar voltada a educação dos jovens e dos próprios professores que aprendem tanto quanto ensinam. E esses propósitos são melhores realizados se se tem uma boa estrutura escolar e um gestor consciente.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home